Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Como montar minha oficina? Guia para iniciar o seu negócio

Como montar minha oficina? Guia para iniciar o seu negócio

Muitos profissionais do setor automotivo e empreendedores apaixonados por carro sonham em montar a sua própria oficina, mas começar um negócio assim não é simples. Para se tornar um empreendedor não existem caminhos fáceis, mas realizar este objetivo também está longe de ser impossível. Empreender neste ramo pode dar muito certo, mas são necessários alguns cuidados para que tudo seja feito com o mínimo de risco.

Para iniciar um negócio de sucesso devemos ter iniciativa, coragem e disposição, para assim fazer boas escolhas. Apresentamos hoje, um guia para você dar os primeiros passos nessa nova jornada que é empreender no setor de reparação automotiva. Vamos lá!

Antes de tudo: o primeiro passo

Para investir em qualquer setor, principalmente no setor automotivo, temos que ter em mente a seguinte realidade: tudo é incerto no começo do seu empreendimento, mas, com o planejamento um plano de negócios e investimentos adequados, na área, a possibilidade de você alavancar seu negócio em poucos anos é grande.

Mesmo com toda essa dúvida pairando no ar, abrir uma oficina é um negócio que tem a propensão de gerar grandes resultados, principalmente no atual cenário do Brasil, onde os cidadãos mantêm seus carros por muito tempo, fazendo assim com que exijam muitos cuidados.

Sendo assim, para começar, o primeiro passo depende unicamente do profissional, que deve buscar trabalhar de acordo com todas as leis, orientações e estratégias aprendidas com especialistas da área, além de organizações do setor automotivo e empresários experientes no mercado.

Como começar?

A primeira coisa a se fazer é a pesquisa de mercado, para assim obter conhecimento do local onde atuará, qual público irá atender e quais serviços poderão ser ofertados. Quanto mais fontes de conhecimento para seu negócio, melhor.

Para começar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • “Qual o meu público-alvo?”
  • “Onde é a minha concorrência?”
  • “Quem poderão ser meus fornecedores?”
  • “Como será formada minha equipe de funcionários?”
  • “Tenho algum conhecimento específico nessa área?”
  • “Quanto deverá ser meu investimento inicial?”

Quem está iniciando no ramo empresarial pode obter informações, orientações, capacitações e consultorias no SEBRAE, assim como a elaboração e acompanhamento de seus planos de negócios na área de sua escolha. Muitos desses serviços são oferecidos gratuitamente.

Listamos a seguir, algumas etapas para iniciar o seu empreendimento da forma correta para o sucesso.

1- Estudo de mercado e campo

Para dar início a qualquer projeto, o primeiro a se pensar é: qual será meu público alvo? Existem oficinas do setor automotivo que são especialistas em carros antigos e carros cujas peças não são de fácil acesso, outras em que a especialidade é a troca de óleo ou sistemas de injeção.

Por mais que o serviço prestado em uma oficina automotiva possa ser amplo, ter uma área em que seja especializada gera mais confiança ao público e cria assim o reconhecimento esperado: ser a referência no serviço prestado.

2- Localidade

É muito mais fácil, economicamente montar uma oficina na garagem de casa, afinal os custos com aluguel seriam menores, já que não pagaria pelo local e a comodidade de se estar ao lado de casa gera maior conforto. Mas, não queremos que a economia e a comodidade fechem seu negócio durante os 3 primeiros meses, certo?

Para abrir um negócio, o segundo passo a se pensar é na localização. Será que investir na garagem de casa geraria maior lucro que em uma avenida bem localizada? Pensando logicamente, não. O ideal é que exista a avaliação do local, dê preferência para avenidas em que a movimentação de carros e pedestres seja maior, consolidando sua marca ali, se torna referência para quem vê, podendo também ser facilmente associada como “ah, existe uma oficina mecânica ali na avenida”.

3- Monte uma estrutura física apropriada

A preocupação com a estética da sua oficina mecânica não é apenas uma questão de conforto, mas deve se tornar uma das prioridades no seu empreendimento.

Estamos falando de seu local de trabalho, onde será feita toda a manutenção de veículos, para isso é necessário encontrar um imóvel que tenha o tamanho adequado e espaço livre para todos os equipamentos e máquinas necessárias para a execução do trabalho.

Também é fundamental manter a oficina sempre organizada e limpa, disponibilizar para seus cliente e funcionários banheiros higienizados e separar um espaço para que tenha escritório e sala de espera. Além de melhorar todo o serviço oferecido, esses pequenos cuidados e preocupação irão ajudar a criar uma ideia positiva ao cliente, que associará a sua marca ao conforto e à organização.

4- Equipamentos mecânicos

Ferramentas em bom estado, equipamentos modernos e profissionais qualificados são a garantia de um serviço de qualidade para o cliente. Para isso é necessário o investimento, afinal equipamentos defasados ou avariados, comprometem a qualidade e a agilidade do serviço e podem ser um risco à segurança dos colaboradores.

Por isso, invista em tecnologias novas e manutenção dos equipamentos para garantir a qualidade do serviço prestado e aumentar também a produtividade do funcionário.

Para montar seu conjunto de equipamentos, deve haver o alinhamento entre experiência e pesquisa, a dica é: fique sempre atento, para no ato da compra, obter apenas os itens que serão usados no dia a dia. Caso contrário, você vai investir em peças que poderão nunca ser utilizadas e terá prejuízos financeiros, além de ocupar espaços no local de trabalho com mercadorias que são inúteis.

5- Fortalecendo o atendimento

Além de investir no local adequado para receber seus clientes e equipamentos para oferecer o melhor serviço, não podemos esquecer do que mais atrai em uma empresa: o atendimento.

Vilão em muitos empreendimentos, o atendimento é a cara da sua empresa, ali, nesse primeiro contato com o cliente. Investir em capacitações para os funcionários e formas de aprimorar o atendimento, são essenciais para o sucesso de todo investimento.

A prestação de serviços e a honestidade em uma empresa pode chamar a atenção do consumidor e torná-lo fiel ao seu estabelecimentos, mesmo que a sua oficina mecânica se encontre mais distante da sua casa ou trabalho.

Portanto invista em novas tecnologias, treine seus funcionários e organize toda a agenda dos seus mecânicos, para que eles atendam todos os clientes com a mesma prontidão, inclusive os clientes que surgem em situações de emergência.

6- Funcionários treinados

Encontrar mecânicos e demais funcionários com experiência, capacitação ou especialização em alguns tipos de consertos automotivos é algo que exige muito, mas o retorno neste tipo de investimento é certo, motivo pelo qual as oficinas mecânicas mais conceituadas buscam sempre os melhores profissionais.

No mercado de trabalho, alguns profissionais estão sempre se atualizando e capacitando seu trabalho de maneira efetiva; evitando a perda de tempo com a possibilidade de retrabalho, ou pior, gerando a insatisfação do cliente.

Treinamentos e capacitações não devem apenas ser voltadas para a execução da atividade da oficina ou auto center, mas também para o atendimento ao cliente. Geralmente, mecânicos lidam diretamente com o público e por isso devem estar alinhados junto a outros funcionários para apresentar um atendimento impecável no mesmo nível que os demais.

Dessa maneira você pode se diferenciar da concorrência e conquistar o consumidor, que passará também a recomendar os seus serviços para amigos e conhecidos.

7- Publicidade da sua oficina

Oficina montada, funcionários trabalhando, serviços sendo prestados com qualidade. Mas, como conseguir captar mais clientes e poder assim expandir o negócio? Simples: investindo na publicidade e no marketing do seu estabelecimento.

Apesar de menosprezada diversas vezes, as redes sociais tem se mostrado, cada vez mais importantes para o sucesso de um qualquer empreendimento. Mesmo que não se tenha um grande capital para investir em propagandas, a correta utilização das mídias sociais é uma forma poderosa de atrair seu público-alvo. Usando isso de forma inteligente e de preferência recorrendo a alguém que entenda ou seja um profissional da área, será mais fácil obter lucros e o retorno do investimento feito.

8 - Mantenha-se atualizado

O mercado de serviços na área de reparação automotiva vem mudando nos últimos anos e aqueles estabelecimentos pequenos, que conhecemos normalmente nas cidades, já não têm mais espaço diante dos novos empreendimentos que estão sendo abertos.

Afinal de contas, além de esperar que o problema do carro seja totalmente resolvido e com excelência, os proprietários querem também a garantia do serviço prestado, querem ser recebidos e tratados com um bom atendimento e esperam que a oficina disponibilize um espaço organizado para circular com segurança e conforto.

Além disso, houveram mudanças significativa nas tecnologias empregadas nos veículos, o que exigem maiores investimentos tecnológicos para garantir a competitividade com outras empresas de manutenção de veículos.

9 - Conte com o apoio de especialistas do mercado

Sempre é aconselhável buscar ajuda de profissionais especializados no mercado para abrir o seu negócio. O principal e básico, o bom e velho contador, que pode ajudar na parte burocrática e financeira do seu investimento, mas, você também pode contar com auxílio de analistas de negócios e especialistas de investimentos no nicho em que deseja atuar, agregando assim algum know how à sua empreitada e maior noção do que poderá enfrentar no mercado.

É bom ouvir a opinião de pessoas que possuem experiência e que já contribuíram para o crescimento de outros negócios, como por exemplo os fornecedores ligados ao setor automotivo. Isso ajuda pra que você não cometa erros ou gaste recursos.

10 - Documentos necessários para abrir a sua oficina

Para fazer a abertura da sua oficina, são exigidos alguns documentos, que são:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada em cartório do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;

Com essas dicas, você teve acesso a um guia sobre como abrir uma oficina mecânica de forma eficiente, analisando todas as fases exigidas pelo merca para alcançar o sucesso e reduzir riscos na abertura do seu negócio.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726