Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância de manter a oficina organizada

A importância de manter a oficina organizada

Manter uma oficina mecânica organizada não é uma tarefa fácil, principalmente diante de preocupações como atendimento aos clientes, gestão de equipe e estoque, controle de ordens de serviço, contas, etc. Dessa forma, a limpeza vai perdendo o grau de prioridade.

Acontece que algumas oficinas ainda insistem no modelo antiquado sem o mínimo de preocupação com a estética e a higiene do local. Tais descuidos podem não agradar aos clientes, causando até prejuízos ao negócio, já que há um perfil mais moderno de cliente que não simpatiza com um local desorganizado, normalmente relacionando este aspecto com dúvidas acerca da qualidade do serviço.

Preocupações acerca da organização de uma oficina

Os principais focos devem ser: manter a organização, a limpeza, a disciplina e transformar isso em um hábito de todos. Além dos materiais dispostos de maneira ordenada em seus devidos lugares, deve haver uma conscientização coletiva a respeito da importância de bons hábitos de organização.

Para isso, é sempre indispensável recolher e limpar tudo após cada tarefa realizada. Corredores e portas sempre livres, recepção, sala de espera e banheiros apresentáveis. Evitar também guarda entulhos em espaços por onde as pessoas transitam, além de espaços sob bancadas e escadas. Durante uma tarefa, pode-se deixar o que está sendo utilizado sobre algum equipamento próximo, a fim de evitar acidentes, caso alguém esbarre ou se apoie sobre uma peça móvel. 

Manchas de óleo também dão um terrível aspecto ao ambiente, além de poder causar escorregões e tombos. Todos os fluidos utilizados ou contaminados devem ser coletados e destinados à reciclagem, conforme é estabelecido por lei. Além de manter o local de trabalho limpo, deve-se sempre pensar na questão do meio ambiente. Uma oficina organizada que evita desperdícios e destina adequadamente seus rejeitos dá muito mais confiança e bem estar aos funcionários e clientes

Garantindo credibilidade com o cliente

Um atendimento de qualidade, zelo com a aparência do estabelecimento, conservação do maquinário e ferramentas, o conforto do cliente, a agilidade na entrega são essenciais para aumentar a credibilidade com o seu público.

Os funcionários devem estar sempre uniformizados, devidamente identificados e utilizando equipamentos de segurança durante as tarefas. Cada um tem o seu papel, e é muito importante que o cliente reconheça a importância que desempenham em todo o processo de manutenção até a entrega do serviço. A organização não deve estar apenas no local físico, mas sim em cada aspecto da empresa.

A escolha de bons produtos de limpeza

Ao lavar o local, escolha produtos que sejam apropriados para cada área e tipo de sujeira. Nem sempre o que é mais barato significa economia, afinal, quanto pior a qualidade, mais produto será necessário para realizar a limpeza. Vale lembrar também da importância do uso de roupas adequadas para isso e até mesmo de EPI, já que alguns produtos contém reagentes pesados e nocivos à saúde.

Ferramentas organizadas

São muitas as ferramentas utilizadas diariamente em uma oficina, e todas elas devem ser organizadas e guardadas corretamente. Um tempo deverá ser investido na rotina da equipe para criar uma bancada ou armários, para acomodar tudo o que for necessário. Além disso, utilize etiquetas para indicar o que deve ser guardado onde. Dessa forma, qualquer um poderá encontrar o que precisar e retornar o objeto ao local.

Diálogo com a equipe

Para que se entenda a importância da limpeza de qualquer local, é necessário ter em mente que para isso deve-se diminuir a quantidade de sujeira desnecessária, ou seja, a melhor maneira de evitar a sujeira é não deixá-la acumulada. Para isso, todos devem ser instruídos pela seguinte regra: “sujou, limpou”, sob o ponto de vista de que um ambiente limpo torna tudo mais produtivo e agradável, além de ser muito mais seguro.

Para tornar a cobrança mais fácil, elabore uma lista com itens básicos a serem conferidos todos os dias, para que ninguém esqueça o que deve ser feito; determine uma agenda com datas agendadas para a limpeza de itens e locais mais difíceis, sem deixar com que os prazos sejam perdidos. Gerentes, supervisores e proprietários devem ser os primeiros a dar exemplo de comportamento. Do contrário, ninguém se sentirá envolvido

Seguindo esses passos simples, certamente todos os colaboradores e clientes da oficina não irão demorar a perceber a diferença que faz trabalhar em um ambiente mais agradável e salutar. Não tenha dúvidas de que, em pouco tempo, esse aspecto será observado pelo seu público e se tornará um diferencial a ser divulgado no boca-a-boca, revertendo os seus esforços em aumento no número de atendimentos e na lucratividade da empresa!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726