Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A limpeza do bico injetor é necessária?

A limpeza do bico injetor é necessária?

A limpeza do bico injetor de um carro é sempre um assunto que gera certa confusão. “Fazer ou não fazer?” perguntam-se os proprietários, fabricantes e até mesmo mecânicos. Isso porque as válvulas injetoras são autolimpantes. Acontece que o bico é um componente muito pequeno e qualquer partícula é capaz de entupi-lo, comprometendo sua precisão. Quando isso acontece, não é possível controlar a qualidade do combustível, que pode ser adulterado ou conter misturas químicas não recomendadas, o que é extremamente prejudicial à saúde do motor, pois a carbonização obstrui os orifícios responsáveis pela pulverização do combustível, acarretando em falhas de aceleração.

Quando fazer a limpeza?

Alguns indícios podem apontar que seja necessária a limpeza dos bicos injetores. Caso haja restrição do fluxo de combustível, os principais sinais são:

  • falhas na aceleração;
  • aumento do consumo de combustível;
  • oscilações na rotação;
  • aumento do nível de poluição expelida;
  • lâmpada de diagnóstico acesa indicando falha no sistema de alimentação de combustível.

Os serviços de limpeza das válvulas de injeção são comuns no mercado e são feitos com uma máquina de ultrassom. Em muitos casos, a limpeza possibilita recuperar as características funcionais dos bicos. Já em outras situações, quando o procedimento não é capaz de fazê-lo, é necessária a substituição.

Como fazer a limpeza dos bicos injetores?

Ela pode ser feita de duas formas: na máquina de limpeza por ultrassom, como dito acima, e através de aplicação de produtos específicos.

Máquina de limpeza

Primeiramente, é tirada a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes. Depois, os bicos são retirados da flauta do carro e instalados na flauta da máquina de limpeza por ultrassom. A flauta é colocada em uma cuba com uma solução de limpeza, para então o ultrassom ser ativado. Ele faz as partículas contidas nas válvulas se soltarem por conta da alta frequência das vibrações, desobstruindo os bicos. Ao finalizar os processo, devem ser recolocados na flauta do carro.

Aplicação de produto

O produto é utilizado na flauta do carro, para então o motor ser ligado. A ação do produto faz com que a goma grudada nos bicos seja diluída. Assim, quando a válvula é aberta, consegue expelir a goma, que é queimada na câmara de combustão.

A importância do diagnóstico

Antes de decidir fazer a limpeza, realize um diagnóstico com um especialista. Para saber se os bicos injetores estão em boas condições ou se precisam ser trocados,há uma vasta quantidade de testes que antecedem a limpeza em si. Eles devem ser feitos com obrigatoriedade, para garantir a segurança do automóvel.

Existe um scanner próprio para isso. Ele ainda pode detectar se há falhas em outros sensores ou atuadores. Além do uso de combustível de má qualidade, o consumo elevado de óleo também causa depósito de resíduos na ponta da válvula injetora, demandando a limpeza do bico injetor.

Como aumentar a vida útil dos bicos injetores?

A melhor maneira de fazer isso é através da manutenção preventiva. Além de manter a qualidade e a durabilidade de todo o carro, ela reduz significativamente os custos com reparos de última hora. Falando do bico injetor, os cuidados são muito básicos. A primeira dica é: abasteça apenas em postos que utilizem combustíveis de confiança, com qualidade assegurada pelos órgãos controladores e dê preferência ao álcool ou gasolina aditivados, já que esses aditivos são responsáveis por remover a sujeira do sistema de injeção. Por fim, sempre troque o filtro de combustível dentro do prazo estipulado no manual do fabricante.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726