Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

A importância da fidelização de clientes em uma oficina mecânica

A importância da fidelização de clientes em uma oficina mecânica

Melhor que atender um novo cliente, é atendê-lo pela segunda, terceira vez, como se fosse a primeira vez. Para isso, além de um serviço de alta qualidade, é preciso investir em boas ações para a fidelização de clientes na sua oficina mecânica. Para que o seu empreendimento se mantenha saudável, não deve-se focar só na venda, mas garantir que aquele consumidor volte mais e mais vezes, sempre que precisar de algum serviço, até porque conquistar novos clientes é muito mais caro e demorado que manter os que você já tem. Perdê-los por falta de esforço pode acarretar em uma reputação ruim para o seu negócio. Mas fique tranquilo, o post de hoje vai te mostrar como fazê-lo da melhor maneira.

Como clientes fiéis ajudam a impulsionar o seu negócio?

Atender um cliente apenas uma vez não é vantagem para ninguém. Pense bem, quanto mais ele volta, mais a equipe fica sabendo sobre o que ele deseja, assim como informações sobre seu carro, facilitando o reparo e diminuindo o tempo de execução do processo, coisas que impactam diretamente na satisfação do consumidor. Mas há muito mais vantagens em manter seus clientes fiéis. Se eles te procuram sempre, é porque têm confiança no serviço que você presta, além de recomendarem a oficina para família e amigos.

Muitos proprietários de carros ignoram os pequenos defeitos. Se um desses motoristas têm pouco contato com o seu negócio, ele naturalmente vai se sentir menos confiante para tirar dúvidas a respeito desses problemas e fazer vista grossa. Já um cliente fiel vai estar sempre consultando sua equipe e até mesmo marcar um diagnóstico.
Então fique com algumas dicas de como fidelizar seus clientes!

Treine a equipe

O que te faz ter vontade de retornar a algum estabelecimento? Sem dúvida, simpatia e comunicação sempre contam, afinal ninguém quer voltar a um lugar onde foi mal atendido, certo? O atendimento para clientes de uma oficina mecânica deve ser ainda mais cuidadoso, pois trata-se do reparo de um patrimônio valioso do consumidor: o seu automóvel. Além disso, sabemos como o ambiente de trabalho desse tipo de empreendimento pode ser estressante, mas isso não justifica de forma alguma tratamento hostil da parte dos funcionários.

Por isso, a equipe deve ser capacitada para realizar o melhor atendimento, desde o recepcionista até os mecânicos. Além da cortesia, eles devem estar preparados para prestar todas as informações que o cliente solicitar. Fomos sempre aconselhados a duvidar de mecânicos. Seu papel, então, é dar à clientela motivos para quebrar essa barreira.

Invista em promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Aproveite as datas comemorativas, como o Dia do Mecânico ou Dia dos Pais (vale para qualquer data onde caiba uma promoção especial) e faça descontos diferenciados. Aposte também em cartões fidelidade, assim a cada serviço prestado, o cliente acumula pontos e pode trocar por outro serviço ou produto.

Comunicação

Linguagem técnica denota conhecimento, mas nem sempre é a melhor forma de conversar com um cliente. Seja claro e transparente no atendimento, deixando a pessoa segura sobre o que será feito no veículo. Permita que ela tenha acesso ao mecânico responsável e que veja o que está sendo realizado; faça orçamentos padronizados para enviar ao cliente, seja por e-mail ou WhatsApp. Isso garante agilidade e um contato mais direto e sem ruídos.

Atendimento humanizado

Ninguém vai a uma oficina com um sorriso no rosto, isso é certo. A fidelização de clientes demanda um certo tato, respeitando todos da mesma maneira, independente do humor, da situação e da condição financeira. A satisfação do consumidor começa no momento em que ele chega ao local e dá de cara com profissionais uniformizados, cientes do que exercem, bem treinados e educados. Gentileza, além de gerar gentileza, gera um cliente fiel.

Esteja presente na internet

Quer um relacionamento mais estreito com seu cliente? Esteja nas redes sociais. Em média, uma pessoa olha o celular quase 90 vezes por dia. Seja uma dessas olhadinhas! Impacte seu cliente com sua presença digital. Além de ser uma maneira de conquistar mais pessoas, você poderá ganhar escala por meio de campanhas de marketing digital, com bons conteúdos e atendimento online. Uma marca não existe se não está no Facebook ou Instagram. Eles permitem interação rápida e informações sobre lançamentos, promoções e valores dos serviços.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726