Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Scanner automotivo: um diagnóstico eficiente do seu carro

Scanner automotivo: um diagnóstico eficiente do seu carro

Ficar sem combustível, sem bateria, superaquecimento no motor… Estes são alguns problemas que preocupam diversos motoristas diariamente, principalmente quando surgem do nada e representam um verdadeiro desafio na hora de descobrir os reais motivos que podem ter causado a pane. A melhor maneira de evitar esse tipo de coisa é realizar um diagnóstico no automóvel, mas como fazê-lo?

É para isso que existe o scanner automotivo. Com ele, é possível verificar se os sensores do carro estão trabalhando dentro dos parâmetros corretos, graças a um software moderno, que o conecta ao sistema de injeção, acessando informações importantes sobre o funcionamento.

Como funciona o scanner automotivo?

Ele é a ferramenta que proporciona uma identificação rápida do problema. Aquela luz estranha que acende no painel quando você liga o carro, por exemplo, pode significar uma quantidade enorme de dor de cabeça, principalmente para detectar exatamente onde está o problema. Como dito acima, o scanner é conectado a uma entrada do veículo para o diagnóstico. Assim que ele é concluído, um código será exibido, mostrando qual o problema e suas possíveis soluções, não deixando nenhum detalhe passar despercebido.

Ele virou algo indispensável para uma oficina ou auto center que preze pela agilidade no atendimento e na entrega. Os carros mais modernos contam com um sistema eletrônico avançado, com módulos que podem ser acessados de alguma forma. Essa comunicação acontece através do software do scanner, que rastreia todos os pontos do automóvel, gerando códigos correlacionados aos problemas. Além disso, o scanner automotivo também recebe informações do sistema e seu histórico de falhas e também informações como: dados de consumo de combustível, temperatura, rotação, carga da bateria, pressão do combustível, nível de água no radiador, distância já percorrida e até mesmo a temperatura ambiente.

Leitor de código de erros x scanner automotivo

O leitor de código de erros é um dispositivo que também serve para diagnósticos automotivos, sendo mais barato do que o scanner e possuindo algumas limitações em suas funcionalidades: ele não faz uma comunicação de via dupla com o veículo, apenas informa os códigos de erro. Através deles, o mecânico deve identificar qual o problema e fazer a manutenção. Por outro lado, o scanner tem essa comunicação bilateral, que possibilita os relatórios detalhados, além de poder acessar e controlar sistemas suplementares, como o ABS e o de controle de tração.

Para entender melhor o funcionamento de ambos: o leitor informa, por exemplo, o motivo pelo qual a luz da injeção está acesa, mas apenas o scanner vai conseguir ir além, informando todos os dados e erros registrados na memória. Assim como qualquer apetrecho tecnológico, as ferramentas de diagnóstico automotivo também se adaptaram e passaram a ter integração com dispositivos inteligentes, como smartphones, tablets e computadores, via cabos, WiFi ou Bluetooth.

Por que fazer um diagnóstico?

Os carros mais recentes e modernos possuem uma integração bem maior entre parte eletrônica e parte mecânica. Sendo assim, aquela luz acesa no painel provavelmente será alguma coisa que pode ser deixada para depois. Veja porque a realizar um diagnóstico com antecedência é tão importante para o seu bolso e até mesmo para sua segurança.

Vida útil do veículo

Um defeito no carro é o equivalente a uma doença: se não tratar logo, se espalha rapidamente pelo corpo. Aquele probleminha que parece bobo — um ruído, um “leve” desalinhamento, qualquer coisinha aparentemente sem importância — pode acarretar em um desgaste bem caro. É muito simples evitar tudo isso já fazendo o diagnóstico e cuidando do que for necessário, afinal, assim como com o nosso corpo também, é melhor prevenir do que remediar.

Tempo de manutenção

Imagine o tempo que você vai precisar deixar o seu carro na oficina toda vez que tiver que arrumar alguma coisa. O scanner automotivo vai te poupar muito tempo, principalmente aquele que seria gasto procurando o motivo do defeito (acredite, essa é a parte mais difícil e complexa deste tipo de serviço).

Economia

Se o defeito é identificado, o reparo será realizado apenas onde é necessário, e serão substituídas apenas as peças defeituosas, sem ter que remover peças adicionais que estavam em bom estado, economizando um bom dinheiro.

 Gostou deste artigo? Deixe seu comentário ou sugestão e assine a nossa newsletter. Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais; estamos sempre preparando conteúdo exclusivo para você!

 

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726