Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Segurança no trabalho: como evitar acidentes em uma oficina?

Segurança no trabalho: como evitar acidentes em uma oficina?

Os donos de oficina sabem como esse tipo de ambiente é propício à ocorrência de acidentes. Muitos acontecem por falta de atenção, desorganização, desleixo ou até mesmo falta de conscientização em relação aos procedimentos de prevenção

Soma-se a isso, o grande número de ferramentas e equipamentos pesados, o fluxo constante de veículos e a correria do dia-a-dia, fatores que também podem resultar em acidentes graves. A segurança no trabalho deve ser um ponto de atenção em qualquer empresa: se as medidas não forem adotadas, a integridade física dos colaboradores e até mesmo dos clientes pode ser comprometida, assim como a qualidade do seu trabalho.

A prevenção diz respeito a todas as ações realizadas para minimizar ou eliminar de vez os riscos de acidentes dentro de uma oficina. Separamos aqui algumas maneiras de fazê-lo, confira!

Normas de segurança no Brasil

De acordo com dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), o Brasil está em quarto lugar no ranking de acidentes de trabalho. Isso mostra que é um dever dos empreendedores obedecer às normas de segurança, conhecidas como NR-12.

Ela regulamenta o uso de itens de proteção e condições que evitam que o trabalhador sofra acidentes ao manusear máquinas e equipamentos, garantindo a segurança em todas as fases do projeto, desde a compra até o descarte. A norma trata de questões de segurança coletiva e individual e organização do trabalho. É dever do administrador conhecê-las corretamente.

Atentando-se à segurança, os donos de oficina garantem que seus funcionários terão melhores condições de trabalho e os clientes, mais confiança em seu estabelecimento.

Como dar início ao processo de prevenção de acidentes?

Antes de tudo, os trabalhadores devem estar cientes e envolvidos na prevenção de acidentes. O ideal é que haja uma pessoa responsável para garantir o cumprimento dos protocolos e medidas nessa área. Jamais deve-se atuar de maneira permissiva, pois qualquer negligência pode acarretar em danos à integridade da equipe. Entre outros aspectos, é recomendado o uso correto de vestimentas e elementos específicos de proteção.

Por questões de higiene, não comer ou beber em local de trabalho, pois o alimento corre o risco de ser contaminado - uma oficina mecânica é um local impregnado de gases e óleos que podem fazer mal à saúde. 

Instalações seguras

Deve-se verificar constantemente se a instalação elétrica está em perfeitas condições (não boas, perfeitas!) e se a ventilação está adequada, assim como a temperatura. Ela já tende a ser mais elevada por conta das inúmeras máquinas e motores trabalhando, por isso deve-se pensar no bem estar e conforto dos funcionários, para melhor rendimento.

A exposição ao ruído deve ser eliminada na sua origem ou reduzida ao máximo possível. As condições de iluminação também devem ser excelentes, pois o trabalho de um mecânico requer muita acuidade visual. Manter o ambiente limpo e arrumado para facilitar o trabalho é outro ponto que deve ser cumprido diariamente pela equipe.

Leia também: Gestão de auto center: tenha uma equipe motivada

Equipamentos de segurança

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são extremamente eficazes e devem ser implementados como medidas preventivas para reduzir os acidentes de trabalho.

Veja alguns que podem ser utilizados em oficinas e auto centers.

  • Luvas e botas de segurança;
  • Protetores auriculares;
  • Óculos de proteção: contra impurezas, faíscas, limalhas e demais partículas que possam machucar os olhos, prejudicar ou até comprometer a visão;
  • Aventais impermeáveis e cremes de proteção: evitam o contato direto com substâncias tóxicas.

Espaços planejados e organizados

Defina áreas e estipule regras a serem seguidas. Isso torna o trabalho mais organizado, planejado e seguro. Direções de circulação dos veículos, áreas de manobra, áreas de manutenção etc. Fazendo isso, riscos de batidas e de acidentes são bem menores. O uso de placas e sinalizadores no chão também são uma ótima ideia.

Além dos espaços planejados, é necessário prestar atenção na organização: ferramentas e equipamentos devem ser guardados adequadamente em um local destinado a isso. Além de evitar acidentes, um local organizado permite maior agilidade na execução das tarefas.

Nada de improvisos

É comum haver mecânicos que utilizam os famosos “macetes” para realizar os trabalhos, com ferramentas que não foram feitas para determinadas tarefas. O uso de utensílios inadequados podem até facilitar ou reduzir o tempo gasto em algumas situações, mas por outro lado, também trazer riscos.

Os donos das oficinas devem conscientizar os funcionários a usar ferramentas apropriada, pois caso haja acidentes, os danos físicos podem ser irreparáveis, tudo por causa de um erro bobo para agilizar o trabalho.

Manutenção preventiva

Só passamos a dar atenção à segurança depois que algo acontece, em qualquer situação. Não é preciso dizer que isso é um erro grave. A manutenção preventiva é uma maneira eficaz de evitar problemas.

Para isso, devem ser realizadas inspeções de rotina para detectar falhas, checagem de itens de segurança, como mangueiras de incêndio e extintores, reparos das máquinas etc.

O proprietários devem buscar ao máximo fazer com que os funcionários se adequem às normas de segurança. A busca pela prevenção de acidentes deve ser comum a todos, sem distinções.

O que achou deste conteúdo? Se você atua no setor de manutenção automotiva, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber toda semana conteúdos novos com muita qualidade e informação.

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726