Casa do Alinhador
63 3217-1067
99979-1726

Gestão de auto center: tenha uma equipe motivada

Gestão de auto center: tenha uma equipe motivada

Aqui em nosso blog falamos com frequência sobre a importância de ter bons equipamentos e mantê-los em boas condições para oferecer um serviço mecânico de excelência. A produtividade de um auto center, no entanto, depende de inúmeros elementos relacionados a administração do empreendimento e um dos aspectos essenciais deste desafio é o que chamamos de gestão de pessoas. Mas o que isso significa e como a melhoria nesse aspecto pode ser positiva para sua oficina?

É um erro comum dentre empresários de diversos segmentos focar quase todo o esforço em números, metas e variáveis quantitativas e acabar negligenciando um dos seus ativos mais decisivos e estratégicos: os recursos humanos. A gestão de pessoas se refere a atividades de liderança, motivação e a implementação de uma cultura organizacional positiva, estimulante e produtiva que consiga extrair a melhor performance dos seus colaboradores.

Acredite: criar estratégias para ter uma equipe motivada e verdadeiramente compromissada com os objetivos da empresa pode ser o elemento que faltava para que sua oficina consiga ter o almejado diferencial e abocanhar fatias cada vez maiores do mercado. Acompanhe este artigo e aprenda algumas dicas e estratégias para melhorar cada vez mais a gestão da sua equipe.

Valorize aspectos individuais

Trate pessoas como pessoas. A primeira dica é até meio óbvia, mas infelizmente o contrário disso ainda acontece em muitos ambientes de trabalho. Como falamos acima, tratar um funcionário como um número, ou com uma mera peça em um mecanismo maior, não é uma forma muito humanizada de lidar alguém.

As pessoas são complexas, e por mais que na maioria das vezes o estereótipo do mecânico, por exemplo, seja a de um cara meio rústico e insensível, todo ser humano busca ter aprovação e ser considerado em suas características individuais. Isso significa, saber fazer elogios individuais que estimulem o esforço de cada um, mas também ter tato e empatia na hora que for necessário chamar a atenção evitando fazer isso na frente de outras pessoas.

Reconheça o valor de cada colaborador e deixe claro a importância dele para a equipe e para a empresa.

Estimule o espírito de equipe

Uma vez que as características individuais já são consideradas e reconhecidas no dia a dia da empresa, é preciso tomar bastante cuidado para não se criar um clima insalubre de competitividade, ciúmes ou individualismo. Ou seja, ao mesmo tempo em que é preciso administrar e dosar muito bem a forma como os aspectos individuais serão trabalhados, o gestor também precisa estimular um clima de cooperação e unidade à equipe.

Pode parecer complexo, mas na verdade é simples. Um grupo unido e harmônico, onde cada um sabe a própria importância mas também sabe a importância do outro é capaz de promover maravilhas em termos de produtividade.

Mas como fazer isso? Primeiramente deixe claro desde o início que a cultura da empresa valoriza o trabalho em equipe e que cada setor depende do outro para fazer um bom trabalho. Criar metas coletivas ou setoriais também são uma forma bem viável de unir os funcionários em torno de um mesmo propósito, fortalecendo assim os laços e o entrosamento profissional entre todos.

Busque também identificar possíveis elementos que não consigam se encaixar nessa proposta de equipe, gerando atritos ou colocando em risco a coletividade. Nesses casos o primeiro passo é tentar conversar e adaptar, sendo inviável, será necessário afastar o funcionário discrepante.

Dê bons exemplos

É quase unanimidade nas mais modernas tendências da administração que a forma mais correta de liderança, e a mais efetiva quanto aos resultados, é se colocar a frente dos seus liderados agindo da mesma forma e com o mesmo compromisso solicitado a eles. Uma equipe certamente seguirá com mais entusiasmo um líder que seja admirado, assim como terá menos dedicação a um líder que lhes pareça injusto, preguiçoso ou inapropriado em sua função.

Portanto, busque estar por perto de sua equipe, agir sempre com responsabilidade, pisar no mesmo chão que eles pisam e trabalhar com o mesmo afinco que você espera que eles trabalhem.

Dê boas condições de trabalho

Por fim, procure pensar em como você se sentiria se tivesse que acordar cedo todo santo dia para trabalhar em um local inapropriado, ter que lidar com equipamentos em más condições, com sujeira, e ainda ter um salário injusto e um tratamento inadequado dos seus superiores? Seria algo penoso e nem um pouco motivador, não é mesmo?

Por “boas condições de trabalho”, entenda que abrangemos uma série de aspectos tanto trabalhistas quanto comportamentais, no entanto neste momento podemos focar em dois fatores que podem pesar bastante na motivação da equipe: os recursos e a disponibilidade de qualificações para desempenhar cada vez melhor suas funções.

Sendo assim, investir em um ambiente salubre onde o colaborador tenha ao seu alcance as ferramentas e outros meios necessários para o melhor desenvolvimento possível do seu trabalho, além de aumentar a produtividade naturalmente, também fará com que o colaborador se sinta bem disposto e motivado.

Estimular capacitações técnicas, dar folgas para participação em cursos, promover palestras para a equipe e até mesmo investir recursos da empresa na especialização do funcionário também é uma excelente forma de, ao mesmo tempo, incrementar a auto estima do colaborador e a qualidade do serviço oferecido por seu empreendimento.

Como você já deve ter percebido, gerir e motivar uma equipe pode até depender de um ou outro investimento financeiro pontual, mas o investimento principal está fundamentado em comportamentos e estratégias do gestor para promover o bem estar e os estímulos positivos necessários para ter um equipe afiada e afinada.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que te ajuda a melhorar ainda mais o desempenho de sua empresa. Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber periodicamente artigos como este!

Como Chegar

712 Sul, Avenida. LO 19, Lt 15 Palmas - Tocantins | 77022-422

Telefones

63 3217-1067

63 99979-1726